A atuação jurídica em Direito Ambiental, no contexto de assessoria e consultoria para empresas, tem a finalidade de fornecer orientação especializada para garantir que as operações empresariais estejam em conformidade com as leis e regulamentações ambientais de âmbito federal, estadual e municipal. Abrange a análise minuciosa das atividades, processos e práticas para identificar eventuais não conformidades e propor soluções adequadas para cumprimento da legislação. Compreende a atuação preventiva para identificar potenciais ameaças ambientais que possam afetar tanto as operações quanto a reputação da empresa, implementando medidas preventivas e planos de contingência. Também envolve a resolução de conflitos ambientais, buscando soluções por meio de negociações e termos de ajustamento de conduta ou, quando necessário, por meio da defesa em litígios judiciais.
Os licenciamentos ambientais em casos complexos exigem a realização de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Este estudo avalia os impactos ambientais potenciais do projeto e apresenta medidas de mitigação. O EIA é submetido aos órgãos de controle e fiscalização. Por vezes, pode ser necessário conduzir consultas públicas para garantir que as preocupações das comunidades locais e outros stakeholders sejam consideradas. Para agilizar esses processos, o Escritório de Advocacia especializado vai realizar o planejamento antecipado, estabelecer uma comunicação proativa com os órgãos de fiscalização, cumprir prazos legais e monitorar todo o processo, inclusive quanto a eventuais contingências.
A compensação ambiental é uma obrigação legal imposta a empresas que causam impactos ambientais significativos como resultado de suas atividades. Ela envolve a necessidade de a empresa compensar esses impactos de alguma forma. Na compensação ambiental é necessário ter conhecimento aprofundado em obrigações regulatórias, aprovação de licenciamento ambiental, monitoramento de relatórios, defesa em processos de aplicação de penalidades e sanções. Um Escritório especializado em direito ambiental pode atuar preventivamente nestes casos.
A gestão de crises e a defesa ambiental em casos de desastres ambientais envolvem uma série de etapas para lidar com o problema de forma eficaz, cumprindo as obrigações legais e mitigando danos. Após reunir informações detalhadas sobre a situação, um profissional especialista em direto ambiental poderá atual na elaboração de termos de ajustamento de conduta perante órgãos como o Ministério Público, acompanhamento de processos de autuação ambiental, bem como ações de responsabilidade civil por danos a terceiros.
Para gerenciar riscos relacionados à poluição, é essencial ter medidas de prevenção em vigor, como monitoramento ambiental regular, planos de resposta a emergências e seguro ambiental adequado em conformidade com as exigências dos órgãos de fiscalização ambiental. A legislação ambiental é ampla, complexa e está em constante alteração, por isso, é prudente contar com a consultoria jurídica de profissionais especializados na matéria.
A legislação ambiental é ampla, complexa e está em constante alteração, por isso, é necessário contar com a assessoria jurídica de profissionais especializados na matéria. O primeiro passo para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais, é realizar uma auditoria ambiental abrangente nas operações da empresa e identificar áreas de não conformidade para desenvolver um plano de correção.
A OAB-MG desenvolveu uma cartilha com orientações para sobre fraudes comuns, medidas preventivas e o que fazer em caso de golpe. Acesse e garanta sua segurança digital.