O ano de 2023 foi marcado por diversas mudanças legislativas, jurisprudenciais e doutrinárias que impactaram diretamente as empresas brasileiras. Essas mudanças trazem novos desafios e oportunidades para os negócios e as empresas precisam estar preparadas para se adaptarem a novos cenários.
O Tostes & De Paula Advocacia Empresarial acompanha seus clientes nos desafios de 2024 e sugere algumas medidas e providências que as empresas precisam tomar para se tornarem mais competitivas em 2024:
1. Acompanhamento das mudanças legislativas
O primeiro passo para se adaptar às mudanças legislativas é acompanhar as novidades que estão sendo publicadas, como a reforma tribuária, por exemplo. Para isso, as empresas podem contar com o auxílio de advogados especializados em Direito Empresarial, para fornecer as informações atualizadas sobre as novas leis e regulamentos.
2. Atualização das práticas de governança corporativa
A governança corporativa, como conjunto de princípios e práticas que visam garantir a transparência, a eficiência e a responsabilidade, deve ser priorizada em 2024. Uma governança corporativa bem estruturada é essencial para que as empresas sejam mais competitivas e tenham um melhor desempenho.
O Tostes & De Paula recomenda a implementação de um código de conduta e ética; a criação de conselho de administração ou conselho consultivo independente; a implementação de sistema de controladoria interna e a transparência das informações financeiras e operacionais.
3. Investimento em inovação
A inovação é um dos principais fatores que diferenciam as empresas competitivas das demais. As empresas que investem em inovação estão sempre buscando novas maneiras de melhorar seus produtos e serviços, reduzir custos e aumentar a eficiência. As práticas de inovação mais propícias incluem: o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a produtividade, eficiência e competitividade; o uso de novas estratégias de marketing; a melhoria dos processos internos para reduzir custos e aumentar a eficiência.
4. Adoção de práticas sustentáveis
A sustentabilidade não só é uma tendência que está ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios como também se traduz em valor de mercado. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a responsabilidade social e ambiental das empresas, e as empresas que adotam práticas sustentáveis têm uma vantagem competitiva importante, refletindo em sua reputação. Algumas das práticas sustentáveis que as empresas podem adotar incluem: reduzir o consumo de recursos naturais; gerar menos resíduos; investir em energias renováveis, contribuir para conscientização social e ambiental dos colaboradores e comunidade.
5. Desenvolveimento de uma cultura de alta performance
Uma cultura de alta performance incentiva o trabalho em equipe, a inovação e a busca pela excelência. As empresas que possuem uma cultura de alta performance são mais produtivas, eficientes e competitivas. As empresas devem definir metas e objetivos claros; oferecer treinamento e capacitação para os colaboradores; reconhecer e recompensar o desempenho; criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.